Assessoria Astrológica Personalizada

Compreendendo o outro através dos signos astrológicos

Você pensa que conhece uma pessoa: pensa; mas não a conhece. De um modo ou de outro, as pessoas estão sempre surpreendendo você. Para o melhor para o pior. De um jeito diferente… Do jeito do ‘outro’.

Pensando em termos astrológicos, quanto às características dos signos, pela maior ou menor predominância de cada um dos quatro elementos no Mapa Astral, (fogo, terra, ar e água) pode-se estimar as reações mais prováveis em cada um. A Astrologia é valiosa na compreensão dos sentimentos e atitudes do outro. E também para avaliar, entender e melhorar os relacionamentos.

O elemento FOGO está associado a impulso, criatividade, liderança e idealismo. O fogo tão forte, brilhante, em seu calor consome tudo e até a si mesmo. Simboliza a transformação e a purificação que leva às cinzas. Os signos do elemento fogo são Áries, Leão e Sagitário.

Áries, o primeiro signo zodiacal, por sua impulsividade e pressa está sujeito a muitos recomeços. Tão instintivo e reativo, costuma esquecer-se de perguntar a opinião do outro. Coragem, ousadia, rapidez, prontidão. Quando viu, já foi… Esperar? Nem pensar… E esqueceu?… Do quê? Ciumento, parte do pressuposto de que o primeiro lugar é o dele. Consome muito fogo ao dar a partida, esquece de reservar energia para ir até o final. Impacienta-se com gente indecisa ou mais reflexiva. Se existe o “agora” por quê deixar para amanhã?

E o Rei Leão tão altivo, do alto de sua liderança e prestígio, nem sempre sabe pedir. Mandar é algo mais próprio de Leão. Grande coração, leal com os seus, mas, orgulhoso, pode retirar-se para não se mostrar em situação de desvantagem ou vulnerabilidade. Pode perder oportunidades por não querer pedir ajuda, aceitar opiniões… O fogo de Leão é tão intenso que nem sempre se dá conta de que em seu ímpeto e individualidade pode estar “queimando”, até ferindo, alguém próximo de si.

Ah, Sagitário… e seus altos vôos. Sua crença inabalável. O mundo é grande para Sagitário e seu maior desafio é compatibilizar seus ideais com a realidade do quotidiano. A franqueza sagitariana – quando viu, já falou. E, se falar a verdade assim, tão claramente, incomoda, seu otimismo vai abrindo portas para novos horizontes. Sua esperança e a fé são impulsores para a frente e para o sucesso.

O elemento TERRA tem a ver com estabilidade, solidez, segurança material e profissional. As pessoas com predominância de terra tendem a estabelecer vínculos materiais e de estrutura, tanto do ponto de vista material, quanto do tradicional, familiar. Os signos do elemento terra são Touro, Virgem e Capricórnio.

Pessoas do signo de Touro têm os sentidos físicos muito apurados. A suavidade do toque, a sensualidade, os odores, uma boa comida. Memória olfativa significante. Tradicionais, família e propriedade são prioridade. Conservadores, resistem à mudança. Podem deixar as coisas como estão. Obstinação ou teimosia costumam estar por perto. Trabalhadores e pragmáticos querem resultados concretos.

O indivíduo de Virgem vai querer ajudar, socorrer e, freqüentemente o faz mesmo, é muito prestativo. Fica ansioso, angustiado, querendo ver tudo funcionando em um mundo tão complexo, tão grande, tão desorganizado, tão caótico…. Ele tem habilidade para consertar e colocar as coisas em ordem e funcionando. Para restaurar e curar, pronto a atender e a resolver emergências. Costuma mostrar um lado mais crítico, exigente, e até perder-se nos detalhes.Aquela coisa de olhar a árvore ao invés de olhar a floresta.

Capricórnio, o signo da integridade e da qualidade, pode ter um coração de ouro mas… e o medo da entrega? Fica tateando, sondando o terreno. É cauteloso, cerimonioso, e acaba demonstrando tantas formalidades… Ocupa-se com o dever em primeiro lugar. Espontaneidade? Olha de lado para gente espaçosa. A calma é tanta que corre o risco de chegar atrasado no trem da vida. Fica preparando, melhorando o potencial, buscando o melhor… Quer tanto chegar ao topo, mas… correr riscos é um perigo!

Predominância do elemento AR? Pode abstrair-se tanto, imaginar tantas possibilidades e situações, planejar tanto, olhar tão de fora, refletir e ponderar tanto, que pode chegar ao ponto de dificultar o contato, evitar envolvimento. Seus pensamentos tão rápidos e tantos, se perdem assim, ah…. no balanço do vento. Os signos do elemento Ar são Gêmeos, Libra e Aquário.

O indivíduo de Gêmeos pensa em tanta coisa, é tão inquieto diante do mundo de possibilidades: tantas opções, incluem a dualidade e o querer ‘duas coisas’ ao mesmo tempo. Tudo pode acontecer dependendo de um ponto de vista, variedade, distração, conexões várias, movimento, pode até se perder no meio de campo. Difícil escolher e resolver a quê e a quem dar atenção ou não.

O indivíduo de Libra pode ficar indeciso pelo receio de dizer não ao outro. Pode fugir da raia pelo pavor de quebrar a harmonia, pois tem diplomacia, sensibilidade, refinamento, delicadeza. Só que, por querer agradar a muitos, pode acabar desagradando a si próprio. E pode depositar mais expectativa no outro do que seria adequado ou desejável.

O indivíduo de Aquário é fraternal, amistoso, democrático no social mas, autoritário em suas idéias, busca independência e liberdade, especialmente para si mesmo. Signo que não aceita restrição nem invasão de privacidade. Horror ao tédio. Dependendo do ocorrido, pode decidir desligar, desplugar você da vida dele ou, então, sumir. Ali, você pode esperar o inesperado. O diferente, o incomum, o imprevisível .E até mesmo o Tudo e o Nada.

O elemento ÁGUA tem a ver com emoções, expressão emocional e sentimentos. Os signos do elemento água são : Câncer, Escorpião e Peixes. A predominância deste elemento no mapa contribui para a valorização de vínculos afetivos: a pessoa quer atenção, carinho, aproximação e ligações; quando gosta de alguém, provavelmente vai abrir os braços para um abraço: mas isso varia de signo para signo.

Câncer quer proteger, cuidar, ser carinhoso, amoroso, maternal. Tem ternura, sensibilidade, perceptividade e memória. Quando magoado, pode até perdoar, mas vai lembrar-se daquilo para o resto da vida. Guarda suas fotos, lembranças, recordações, coleções, um registro emocional de fatos importantes na vida. Antes de pretender organizar o quarto de um canceriano deve-se lembrar: quinquilharias, coisas ajuntadas, têm enorme valor e significado real para ele. Atenção e cuidado: não se pode ir assim, invadindo a privacidade de ninguém… e muito menos de um canceriano.
Escorpião, um signo fixo e radical por excelência, vai gostar ou não de você. Tomara que sim, porque ali não tem meio termo. Pode haver um tom desconfiado, sondando, verificando o terreno, antes de um típico Escorpião confiar em alguém. Se confrontado, provocado, atingido ou ferido, ele pode esperar uma eternidade para acertar as contas. Pode, ainda, escolher a opção da indiferença. E pode, também, ir ao fundo do poço para lavar e entregar sua dor e sair de lá completamente renovado e pronto para outras experiências.

Peixes é o signo mutável do amor incondicional, romantismo, da compreensão e compaixão. Ligado à arte e à música. Pode perdoar e compreender, esquecendo-se de si mesmo. Sentir-se de algum modo confuso, decepcionado, desiludido. Tem como sentir e entender a dor do outro a ponto de se ‘misturar’ com ela e senti-la como própria. As águas de Peixes se espalham no sentido da compaixão. E é um aprendizado para Peixes se resguardar, fortalecer-se, separar e delimitar terrenos, abrir os véus do romantismo e da ilusão para não se ferir pela sua delicadeza e sensibilidade. Tanta sensibilidade às vezes se revela como uma ‘exigência excessiva’ em relação a si mesmo e ao outro…

Mas, seja lá de qual signo e como for, o outro é o outro: com seu mundo, seus valores, suas qualidades e potencialidades, seus desafios e suas defesas; suas ações, intenções e esperanças. Por isso tudo, é adequado e até necessário, interessante, colocar-se “no lugar do outro”. “Andar com as sandálias do outro”.

Autora: Lourdinha Biagioni – Astróloga

<< O projeto de vida: uma visão astrológica

Os quatro temperamentos e os quatro elementos >>

© 2009 - www.chiron.com.br Voltar ao Topo